13 dicas para manter a alimentação saudável nas festas de final de ano

Em janeiro você sobe na balança e se espanta: como duas ceias de fim de ano podem ter provocado tamanho estrago?
Quem for honesto consigo mesmo, vai admitir que os ponteiros da balança já estavam se preparando para subir desde meados de dezembro. Foi festa em cima de festa, todas recheadas de calorias.
Mas nós sabemos como festejar é importante, e por isso, nossas nutricionistas Dra. Camila Pinto e Dra. Mariana Maciel deram algumas dicas para que você possa comemorar à vontade sem perder a linha. Agora você não terá nenhuma desculpa para entrar o ano pesando um pouquinho a mais! Confira:
1) Na hora da ceia:
Na hora de preparar a ceia, não precisa deixar a tradição de lado. É só escolher as carnes mais magras ou prepará-las de maneira a cortar as calorias. Que tal deixar as tirinhas de bacon que enfeitam o peru de lado? É só fazer as contas: 2 tirinhas bem finas de bacon frito têm mais da metade de calorias (97cal) do que duas fatias de carne branca de peru (180cal).
2) Pratos lights
As aves são menos calóricas. Um prato à base de filés de peito de peru, por exemplo, é mais light que um assado de carne vermelha.
3) Futa pode?
Na decoração do prato, esqueça os tradicionais fios de ovos. Troque por frutas tropicais como pêssego, ameixa, caju e abacaxi.
4) As oleaginosas
Lembre-se que, se você juntar um pistache aqui, uma castanha de caju ali, mais nozes, avelãs e outras frutas oleaginosas, tradicionais da época, a contabilidade calórica vai às alturas.
5) Tábua de frios
Se você não quer abrir mão das nozes, reserve-as para os doces e sirva petiscos mais light. Champignons temperados, queijo frescal com ervas finas e um fio de azeite, picles fresquinhos, ou até mesmo o queijo tofu temperado com shoyo light e orégano, são ótimos como aperitivos e engordam quase nada.
6) Saladas
Natal sem salada de batata com maionese não é Natal? Tudo bem, não precisa se estressar por causa disso. Prepare a sua maionese light. Uma colher de sopa (20g) tem 25 calorias. Já a mesma quantidade de maionese tradicional bate as 78 calorias. É ou não vantagem?
7) Aperitivos
Invista em aperitivos light. É só preparar tiras de pepinos, cenouras, aipos, rodelas de rabanetes e pimentões. Faça um belo arranjo numa saladeira de vidro com cubos de gelo e sirva com molhos especiais, misturando, por exemplo, iogurte desnatado, gotas de limão e bata no liquidificador com salsinha ou manjericão. Ou, então, use o queijo cottage como base de um molho bem leve.
8) Manteiga em moderação
Para sua ceia ficar magrinha, evite usar pedaços de manteiga para untar as carnes. Utilize um borrifador com margarina derretida.
9) O clássico peru
A carne de peru é a mais light de todas. Se tirar a pele, você vai reduzir em 30% seu valor calórico. A dica vale também para o chester e o frango.
10) A sobremesa
Ceia sem doces? Nem pensar. Então, o melhor é escolher os que engordam menos. Por exemplo: os que levam chocolate têm mais calorias que as receitas que levam frutas.
11) Frutas secas
Frutas frescas, desidratadas ou em conserva, também são ótimas opções de sobremesa.
12) Churrasco
Aquele churrasco que seu vizinho oferece é um festival de proteínas e calorias. Então, antes de cair de boca na picanha, inicie sua refeição com bastante salada de folhas. As fibras dos vegetais não só dão saciedade – assim você come menos – como ajudam a eliminar mais facilmente as gorduras ingeridas.
13) Orientação
Consulte um nutricionista: eles podem te orientar como passar essa época do ano se alimentando de maneira saudável.
[more title=”Agende uma consulta com um profissional que atua na área de nutrição agora mesmo” link=”https://www.drconsulta.com/servicos/consultas/nutricionista”%5D